Gravidez de 12 meses: O que muda em 3 meses?

Apesar de causar estranheza, o termo “gravidez de 12 meses” – ou one-year pregnancy – defende que a gestação não começa, de fato, quando a mulher recebe o diagnóstico positivo, mas sim que, antes disso, deve haver 3 meses de preparo, para que quando houver a concepção a mulher esteja em seu melhor estado físico e psicológico.

gravidez 12 meses

Esse novo movimento, que propaga a gravidez de 12 meses, visa ressaltar para as mulheres a importância da orientação no período de gestação antes mesmo de ela acontecer.

O período de 3 meses anterior à gestação é extremamente crucial para o seu planejamento, por isso visitar o obstetra antes da concepção é o mais indicado e não, como se imagina, após ela acontecer. Durante esse período serão avaliados os riscos e os cuidados que devem ser orientados à futura mamãe, como interromper a contracepção, por exemplo, tarefa que, embora muitas mulheres achem fácil, merece muito mais atenção. Não só a saúde da futura mamãe, mas também a saúde do bebê pode ser afetada por esses 3 meses anteriores à concepção, esse é o momento de verificar como anda o organismo da futura gestante em aspectos emocionais e clínicos, com avaliações feitas por um obstetra. E não só a futura mamãe, mas também o futuro papai deve ser avaliado por um especialista, pois situações anteriores à concepção podem influenciar o desenvolvimento do bebê dentro do útero, como doenças crônicas, por exemplo.

Em seus 3 primeiros meses de desenvolvimento dentro do útero, o bebê é mais sensível, por isso antes de acontecer a concepção, os futuros papais, precisam checar:

  • Sua idade: Fatores de risco e, principalmente, condição física;
  • Peso: Estar acima do peso pode ser um grande problema;
  • Genética: Fatores genéticos e predisposição a algumas doenças podem ser tratados e acompanhados nesse período;
  • Nutrição: A alimentação pode influenciar a fertilidade, tanto do homem, quanto da mulher;
  • Medicamentos: O uso de alguns medicamentos pode prejudicar o organismo;
  • Hábitos: Bebidas alcoólicas e cigarro podem influenciar negativamente o organismo.

Se a mulher for à procura do seu obstetra somente quando recebe o diagnóstico positivo para a gestação, perde a oportunidade de contribuir para o bem da sua gestação. O acompanhamento durante os 3 meses que antecedem a concepção pode evitar que o bebê tenha problemas de saúde e garante que a gestação da mulher seja ainda mais saudável, mantendo-a livre de problemas como hipertensão e diabetes gestacional.

Para a mamãe que já faz tudo pelo seu filho, antes mesmo de ele existir.

be Onofre, be Complete.

banner

Tags:, , , , , , ,

Categorias: Gestação, Saúde

Autor:Drogaria Onofre

A Drogaria Onofre é uma rede de drogarias que possui 40 lojas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, além de comercializar medicamentos e produtos de perfumaria pela internet com uma loja online e por call center, por meio do serviço de delivery Onofre em Casa. Agora temos mais um canal de contato direto com você o "be Onofre". Vamos dividir experiências e descobertas. be Onofre, be complete.

Conecte-se com a Onofre!

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário