Exercícios físicos para gestantes: Quais são os mais recomendados?

Ao contrário do que se pensava antigamente, não é bom que a mulher grávida passe toda a gestação em repouso, exceto em casos de necessidade imposto pelo médico. A gravidez não deve ser um motivo para a mulher adotar o sedentarismo e evitar os exercícios físicos.

Durante a gravidez, os exercícios físicos auxiliam a mulher, reforçam o tônus muscular, dão força e resistência, fatores essenciais para que a mulher suporte o peso da gravidez e consiga manter o equilíbrio sem que seja necessário realizar força extra para isso. Além disso, a prática de exercícios durante a gestação preparar o corpo da mulher para o parto e também facilita que ele volte ao normal durante o pós-parto.

gef 1

Muitas mulheres podem ter medo de os exercícios reforçarem as dores nas costas e desconfortos sentidos durante a gestação, porém se exercitar durante a gestação garante o alívio dos desconfortos, pois diminui as dores nas costas, prisão de ventre, fadiga e o inchaço, comuns durante a gestação. A mulher que se exercita durante a gestação mantém o bom humor, autoestima e o sono equilibrados.

O ideal é que a mulher comece a se exercitar antes mesmo de engravidar, isso porque o bom condicionamento físico coopera para a concepção saudável e quando a mulher já possui um bom condicionamento, manter as atividades físicas durante a gravidez se torna mais fácil.  Por isso, se a mulher pensa em engravidar, é bom que, pelo menos, 3 meses antes comece a se exercitar.

gef 2

Eu nunca fiz exercícios físicos, mas gostaria de praticar durante a gravidez. Como fazer?

Para mulheres que nunca fizeram exercícios, mas decidiram começar após a confirmação da gravidez, a recomendação é um pouco mais séria. Durante a gestação não é um bom momento para experimentar novos exercícios, por isso é recomendável que a mulher consulte o médico antes de optar por qualquer atividade física, pois nesse caso são indicadas as atividades de baixo impacto, como caminhadas, bicicleta ergométrica, corridas leves, hidroginásticas e natação, pilates e ioga somente sob orientação e acompanhamento.

gef 3

Uma dica para todas as mulheres que desejam praticar exercícios físicos durante a gestação é diminuir a carga do treino e nunca sobrecarregar o seu corpo a um treino que te faça perder o fôlego, para não comprometer a respiração do bebê. Mesmo que você já possua uma rotina de exercícios, o ideal, neste momento, é dosar as atividades e adaptá-las à nova realidade, ao longo dos meses, o ritmo do exercício será, automaticamente, reduzido.

Quando devo interromper os exercícios?

Embora sejam extremamente benéficos para a mãe e para o bebê, os exercícios físicos devem ser imediatamente interrompidos caso haja sangramentos, visão embaçada, náusea, tontura, falta de ar, palpitações ou mal-estar. Nessas condições o médico deve ser consultado imediatamente. Algumas mulheres podem fazer parte do grupo de gravidez de risco, envolvendo fatores que podem impedir a prática de exercícios físicos, como ameaça de aborto espontâneo, risco de parto prematuro, particularidades com a placenta, problemas na coluna ou nos quadris e pressão alta.

A prática de exercícios físicos durante a gravidez é saudável para a mãe e para o bebê e, por isso, é recomendável que a mãe procure orientação profissional para realizar os exercícios, porém em alguns casos a mãe pode ser impedida de realizá-los por motivos de saúde e preservação do bem-estar do bebê. Nesses casos, após o parto a mãe deve recomeçar uma rotina de exercícios leves, porém somente sob orientação.

Para quem quer ser uma mãe em forma.

be Onofre, be Complete.

Tags:, , , , , ,

Categorias: Gestação

Autor:Drogaria Onofre

A Drogaria Onofre é uma rede de drogarias que possui 40 lojas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, além de comercializar medicamentos e produtos de perfumaria pela internet com uma loja online e por call center, por meio do serviço de delivery Onofre em Casa. Agora temos mais um canal de contato direto com você o "be Onofre". Vamos dividir experiências e descobertas. be Onofre, be complete.

Conecte-se com a Onofre!

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: