Menopausa precoce: como lidar com os sintomas e evitar problemas?

Ao longo da vida, todas as pessoas e organismos vivos passam por diversas mudanças, marcadas pelas principais fases do desenvolvimento. É normal que o nosso organismo se adapte a cada uma delas, mesmo que isso envolva grandes mudanças físicas e psicológicas.

A menopausa é uma das fases vividas pelas mulheres e que causa diversas mudanças no organismo. Ela acontece quando há diminuição da produção dos hormônios e afeta diversas áreas do organismo feminino, inclusive a fertilidade. Normalmente a menopausa acontece após os 45 anos, porém há a menopausa precoce, que se caracteriza quando acontece antes dos 40 anos.

Enjoying the sun

Assim como outras fases, a menopausa pode surgir de forma precoce, antes do esperado. O principal motivo para que isso aconteça é herança genética, mulheres que possuem mãe, avós ou tias que tiveram menopausa precoce têm séria propensão a enfrentar a mesma condição. Mesmo acontecendo de forma precoce, a menopausa apresenta os mesmos sintomas como as ondas de calor, irritabilidade, cansaço e os demais já conhecidos, porém o maior risco em uma menopausa antes da hora são os problemas de saúde e psicológicos que podem surgir.

A infertilidade é umas das maiores preocupações para quem sofre com a menopausa precoce, pois atualmente muitas mulheres são gestantes acima dos 40 anos. Quanto a isso os especialistas afirmam ter solução. É imprescindível que a mulher que sofra de menopausa precoce ou tenha histórico familiar, notifique o seu médico o quanto antes, pois somente o especialista pode tratar essa condição e direcionar a mulher para que essa nova condição não interfira totalmente no seu organismo.

É normal que com a diminuição hormonal haja desequilíbrios no organismo e, além da infertilidade, a mulher pode perceber o aumento de peso, que também é uma característica dessa condição. As recomendações dos especialistas para quem enfrenta ou pode enfrentar essa condição são:

  • Histórico familiar:

Esteja sempre atenta ao seu histórico familiar e dobre a atenção a partir dos 35 anos. Atualmente há tratamentos hormonais que podem retardar a condição ou, em muitos casos, lidar com ela mais facilmente.

  • Exercícios físicos:

Exercícios físicos, como aulas aeróbicas e musculação, são ótimos aliados para lidar com a menopausa, além disso, aceleram o metabolismo e auxiliam o equilíbrio do organismo.

  • Cuidado com a alimentação:

Além de favorecer o acúmulo de gordura e consequentemente o aumento de peso, durante a menopausa, com a diminuição dos hormônios, é importante que a mulher faça a reposição dos seus nutrientes, principalmente cálcio e vitaminas, por isso controlar a ingestão de gorduras, principalmente nos alimentos fritos e manter atenção a uma alimentação saudável e equilibrada são a chave para que a alimentação contribua com essa nova fase.

Para quem não quer sofrer antes da hora.

be Onofre, be Complete.

Tags:, , , , ,

Categorias: Saúde

Autor:Drogaria Onofre

A Drogaria Onofre é uma rede de drogarias que possui 40 lojas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, além de comercializar medicamentos e produtos de perfumaria pela internet com uma loja online e por call center, por meio do serviço de delivery Onofre em Casa. Agora temos mais um canal de contato direto com você o "be Onofre". Vamos dividir experiências e descobertas. be Onofre, be complete.

Conecte-se com a Onofre!

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: