Como evitar o parto prematuro?

O tempo considerado normal para durar uma gestação é de 37 a 42 semanas, quando isso não acontece, e o parto precisa ser efetuado, é considerado um parto prematuro. O bebê precisa de todo o tempo possível dentro do útero para se desenvolver e se preparar para se habituar fora do ventre, por isso quando ele nasce antes desse tempo pode haver complicações.

É considerado parto prematuro quando o bebê nasce entre 20 ou menos de 37 semanas. Existem alguns casos em que a mulher começa a ter sinais de que entrará em trabalho de parto antes das 37 semanas, mas o médico tenta ao máximo evitar e levar a gravidez até completar as 37 semanas para que o bebê não nasça antes do tempo necessário.

Parto prematuro 1

Foi feito um levantamento pela Unicef e pelo Ministério da aúde, onde foi verificado que a taxa de nascimento de bebês prematuros é de 11,88% no Brasil, com esta porcentagem o Brasil fica no 10° lugar entre os países que mais têm nascimento de prematuros. O parto prematuro é considerado uma das principais causas de complicações para os recém-nascidos, como:

  • Desenvolvimento incompleto dos órgãos;
  • Problemas respiratórios;
  • Lesões nos olhos;
  • Disfunção intestinal;
  • Sistema nervoso.

Existem diversas causas para as mulheres entrarem em trabalho de parto antes das 37 semanas, mas a principal delas é a infecção urinária que atinge em torno de 20% das gestantes. Durante a gestação aumentam os riscos de infecções e, por causa delas, o organismo produz uma substância inflamatória chamada prostaglandina, que sensibiliza o útero o deixando mais vulnerável a contrações. Outros tipos de infecções que podem provocar o parto prematuro são as dentárias, principalmente nas gengivas e as provocadas pela bactéria estreptococo.

Em uma gravidez múltipla, em quase todos os casos, os bebês nascem prematuros, isso é provocado pela falta de espaço, desta forma o útero fica muito distendido o que provoca as contrações. A gestação de gêmeos costuma durar em torno de 36 semanas e de trigêmeos não passa das 34 semanas, por isso a mãe precisa preparar a mala da maternidade bem mais cedo.

A hipertensão também é uma das principais causas para o parto prematuro, muitas mulheres já apresentam esse quadro antes da gravidez, por isso precisa ter uma atenção maior durante a gestação, já outras mulheres desenvolvem esse problema na gestação conhecido, como pré-eclâmpsia, nesse caso a pressão arterial oscila muito e pode chegar a níveis muito elevados, por isso a medição precisa ser feita em todas as consultas do pré-natal. Os sinais que servem de alerta, são as mãos, pernas e rosto inchados.

Parto prematuro 2

Outras causas que podem estimular o parto prematuro, são:

  • Estresse materno;
  • Desidratação;
  • Febre;
  • Diabetes;
  • Colo do útero mais curto ou menos resistente;
  • Idade da mãe;
  • Obesidade.

Para evitar o parto prematuro é fundamental que a mãe faça o acompanhamento de toda a gravidez e não deixe de fazer nenhum dos exames que o médico solicitar, pois é através deles que o médico consegue verificar como está o desenvolvimento do bebê e a saúde da mãe.

Para quem não quer ver o rosto do bebê antes da hora.

be Onofre, be Complete

Tags:, , , ,

Categorias: Gestação

Autor:Drogaria Onofre

A Drogaria Onofre é uma rede de drogarias que possui 40 lojas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, além de comercializar medicamentos e produtos de perfumaria pela internet com uma loja online e por call center, por meio do serviço de delivery Onofre em Casa. Agora temos mais um canal de contato direto com você o "be Onofre". Vamos dividir experiências e descobertas. be Onofre, be complete.

Conecte-se com a Onofre!

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário